terça-feira, 28 de abril de 2009

22 semanas
Com cerca de 19 cm e pesando cerca de 500 g, seu bebê já tem cílios e unhas completamente formados. Os lábios, as pálpebras e as sobrancelhas estão mais visíveis. O útero estará quase 2 cm acima do seu umbigo. Nesta fase, o médico deverá realizar a primeira ultrasonografia morfológica para ver toda a anatomia do bebê.
Com 21 semanas, o hormônio estrógeno aumenta consideravelmente no seu corpo, por isso a sua pele ficará suscetível ao aparecimento de manchas escuras. Já, o bebê, ou melhor, a ponta dos seus dedos, ficam com sulcos que logo, logo, darão origem às impressões digitais
23 semanas
Mesmo magro e com a pele enrugada, o bebê já terá a mesma aparência de quando nascer. Por enquanto, as mudanças no abdome da mamãe progridem lentamente, mas sua barriga arredondada já é visível.
24 semanas
O bebê terá cerca de 21 cm e 540 g. A audição está bastante desenvolvida e ele já reconhece a voz da mamãe, ouve as batidas de seu coração e, no útero, dá chutes e socos fortes. É comum que a futura mamãe se sinta mais cansada nesse período, por isso é recomendado que, se estiver trabalhando, programe intervalos de descanso ao longo do dia.
25 semanas
Agora, as unhas, pálpebras e sobrancelhas estão bem formadas. O bebê consegue perceber luz no ambiente em que sua mamãe está. Ele pode abrir e fechar as mãos. Daqui pra frente, a mamãe precisará usar um hidratante, porque podem surgir estrias. Nesta fase o bebê também começa a ganhar mais peso, por isso é importante que a gestante faça uma dieta rica em proteína e baixa de glicose e lipídios (gordura).
26 semanas
Como o útero da mamãe está quase 7 cm acima do umbigo, é normal que ela sinta falta de ar, por causa da compressão dos pulmões. O excesso de peso causa dores nas costas e nas pernas. Aqui deverá ser realizado um ecocardiograma fetal, onde é possível detectar alguma anomalia fetal. Os ouvidos do bebê estão mais formadinhos e sua audição, mais aguçada.
27 semanas
É o início do terceiro trimestre. O feto pressionará os pulmões e a falta de ar se intensifica para a mamãe. A medida do bebê, no período, deve ser de 24 cm e ele deve pesar 1 kg. Embora não tenha contato com ar, ele treina sua respiração para quando nascer.
28 semanas
Por volta desta semana também poderá ser possível sentir os soluços do bebê. Agora que ele está cada vez mais perto da caixa toráxica, a mamãe poderá sentir que sua respiração está um pouco mais curta.
29 semanas
O corpo do bebê continua acumulando gordura e a pele enrugada desaparecerá. As unhas estão formadas, ele usa as mãos e brinca com o cordão umbilical. O cérebro dele está bem ativo, supervisionando o amadurecimento dos órgãos, a evolução dos seus sentidos e o ritmo da sua respiração. O crescimento do seu útero nas últimas quatro semanas foi de aproximadamente 4 cm.
30 semanas
A mamãe se sente incomodada ao dormir e para amenizar, deverá se deitar de lado, preferencialmente se apoiando no lado esquerdo, uma vez que essa posição exige menos esforço e facilita a circulação placentária. Converse e estimule o bebê, pois ele já responde! Quem sabe alguns chutes? Música e leitura só reforçam o elo mágico que existe entre vocês.

31 semanas
A medida do bebê nessa semana é de 28 cm e ele pesa 1,6 kg. A cabecinha está crescendo e sua visão está quase perfeita. Conforme vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.
O tempo voa! Parece que foi ontem que você leu o “positivo” do seu resultado, certo? Aproveite que ainda falta um tempinho para o nenê vir ao mundo e organize o que falta: a mala da maternidade, a lista com telefones dos amigos a serem avisados...

32 semanas
Com a pele rosada, o bebê está com 30 cm de comprimento e pesa cerca de 2 kg. As pálpebras podem abrir e fechar. Os órgão sexuais estão se desenvolvendo.
33 semanas
Os ossos do crânio não estão conectados porque isso facilitará a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto. Quando está acordado, ele mantém os olhos abertos, fechando-os na hora do sono.
34 semanas
A pressão da cabeça do bebê sobre a bexiga faz com que a mamãe precise ir ao banheiro mais vezes. Os seios podem estar extremamente sensíveis porque estão se preparando para a produção de leite. É feita coleta através do canal vaginal para avaliar risco de infecção pós-parto do bebê. Seu pequeno já está apto para viver fora do útero, sabia?
35 semanas
O comprimento do bebê está em torno de 34 cm, com peso de 2.750 g. O fígado consegue processar as impurezas.
36 semanasO bebê continua ganhando peso, seu rostinho está até bochechudo e os joelhos formam covinhas. É nessa semana que ele vira para baixo preparando-se para o nascimento e há um aumento do líquido amniótico.
37 semanas
Completamente pronto e com cerca de 3,3 kg e entre 49 e 51 cm, o bebê está esperando apenas o momento para vir ao mundo. Os nascidos a partir de agora já não são mais considerados prematuros.