sábado, 25 de abril de 2009

Dentição


Você está grávida e é só sorrisos, então não descuide dele e preste muita atenção aos cuidados com os dentes e as gengivas. "Durante a gestação ocorrem várias alterações no organismo da mulher que, associadas a algumas mudanças nos hábitos de vida, podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas dentários", ensina Ana Karla Ribeiro, cirurgiã-dentista de São Paulo. "Mas a boa escovação e uma dieta adequada são manobras que impedem qualquer estrago", afirma Ana Karla. Um tratamento bem indicado evita inúmeros problemas para a futura mãe e para o seu filho. Saiba o que há de verdade e mentira sobre a saúde bucal da grávida.

*Grávida nunca pode fazer raio X dentário.Mentira.
*O bebê rouba o cálcio da mãe e isso enfraquece os dentes.Verdade. É por isso que a ingestão de cálcio deve aumentar na gravidez. Em geral, a alimentação enriquecida com cálcio (leite e seus derivados) dá conta dessa necessidade.
*Grávida pode tomar anestesia.Verdade. Os anestésicos locais podem ser usados desde que não tenham substâncias vasoconstritoras.
*No caso da grávida que tem pressão alta, ela precisa avisar ao dentista, pois essa é uma contra-indicação. Gestantes não devem extrair dentes.Mentira. A não ser que se trate de uma cirurgia mais demorada, como a extração de um dente incluso que não apresenta problema, o ideal é deixar para depois do nascimento, pois evitará o estresse e o desconforto para a grávida.
*Grávidas têm mais cáries.Em termos. Está provado, devido as oscilações hormonais, que o pH da boca se torna mais ácido. Além disso, a grávida come mais vezes por dia e, muitas delas, exageram nos doces. *A escovação na gravidez tende a diminuir.Verdade. Muitas mulheres enjoam somente ao tocar a pasta de dente na língua e, portanto, acabam deixando de lado a higiene bucal.
*Antibióticos durante a gravidez podem fazer mal aos dentes do bebê.Mentira. No entanto, os indicados atualmente não provocam esse dano à criança.
*Os vômitos no início da gravidez aumentam a incidência de cárie.Verdade. Comuns no primeiro trimestre, os vômitos deixam o meio bucal mais ácido, perigoso para o esmalte dos dentes. Por isso, depois da indisposição, é necessário fazer bochechos com água para eliminar restos do fluido.
*Restauração é um procedimento que deve ser adiado.Mentira. A dor que a grávida sentirá caso tenha um dente com problemas é que faz mal ao bebê, pois o estresse libera no corpo substâncias que atingem o feto. Já a restauração não utiliza nenhum material ou produto que possa prejudicar o pequeno.
*Se a mãe tem cáries, o bebê também terá.Mentira.

A boca do fetoPor volta do 24º dia de vida do embrião surge o primeiro projeto do que virá a ser, futuramente, a boca do bebê. Esse "projeto" recebe dos especialistas o nome de estomódio. A partir da sexta semana de vida do embrião, começam a ser formados os brotos dos dentes decíduos (conhecidos como dentes de leite) e os brotos dos permanentes. Ao mesmo tempo, estão sendo desenvolvidos os chamados roletes gengivais. Agora, quando ele lhe der aquele sorrisinho banguela pela primeira vez você já sabe que ele teve a maior trabalheira para esculpir essa obra de arte.

Fonte:Revista Meu Nenê