sábado, 25 de abril de 2009

Passo a Passo do seu bebê na sua barriguinha!


Saber como o feto se desenvolve na barriga ajuda a tornar sua gestação ainda mais especial e a fortalecer os laços de amor entre você e seu bebê
Kátia Neves
Tão emocionante quanto saber que você está grávida, é acompanhar o crescimento do nenê. As mudanças acontecem muito rápido, devido a capacidade de multiplicação das células. Nas quatro primeiras semanas acontece a fecundação, que é o encontro do espermatozóide com o óvulo. Também é nesse período que o embrião se fixa no útero e começa a se formar. Sua dimensão é de aproximadamente 1 milímetro, por isso você ainda não se deu conta de que está grávida. A quinta semana costuma ser a fase em que a mulher percebe que a menstruação está atrasada e passa a sentir náuseas pela manhã. Não se assuste, isso é um sinal de que seus hormônios estão agindo para manter a gravidez. Parabéns, você vai ser mamãe! A seguir a ginecologista e obstetra Roberta Simões Ferreira (RJ) conta, passo a passo, as mágicas transformações que vão ocorrer dentro de você. Acompanhe cada etapa de pertinho...


5 semanas

Um grupo de células do tamanho da cabeça de um alfinete transforma-se em um embrião, que tem a forma de um ‘C’ ou de um grãozinho de feijão. Embora com menos de 1,2 centímetro de tamanho, já possui sistema circulatório e o cérebro, os olhos, o coração, o fígado, a coluna e as primeiras células do sistema nervoso começam a se formar. Uma dica para você ficar menos enjoada e evitar a hipoglicemia é comer várias vezes ao dia e de forma fracionada, em pequenos lanchinhos (frutas, barra de cereal).


6 semanas

É possível ouvir as batidas do coração do embrião e ver pequenos brotinhos nos membros superiores e inferiores que, logo mais, se transformarão em braços e pernas. Surgem também os traços do rosto. Enquanto isso, você pode sentir alterações de humor, aumento do sono e inchaço, principalmente nas pernas. Aposte na meia-calça elástica


7 semanas

Nas pontas dos braços surgem estruturas que vão dar origem aos dedos. As pálpebras estão tomando forma, assim como o pulmão. O coração bate cerca de 150 vezes por minuto. No rosto aparecem cavidades, que mais tarde abrigarão os olhos e o nariz. O feto realiza suaves flexões de braços e pernas. E fique atenta: a pigmentação da sua pele aumenta, aumentando o risco de manchas. Converse com seu dermatologista para que ele recomende um bom filtro solar, ok?


8 semanas

É possível identificar claramente os dedinhos das mãos e dos pés, apesar de eles estarem recobertos por uma espécie de membrana. Na boca, inicia-se o desenvolvimento dos brotos dentários.


9 semanas

Os órgãos genitais já estão definidos. Mas, calma, nada de se antecipar, pois ainda não dá para ter certeza do sexo da criança. Tente relaxar e dormir 8 horas por noite para não se estressar. Nessa fase, o tamanho da barriga ainda não a impede de se movimentar tranqüilamente na cama, aproveite! Esse sono servirá de reserva para depois.


10 semanas

Todos os órgãos e membros estão se formando. Nessa fase os médicos costumam fazer um ultra-som para se certificar de que o bebê se desenvolveu sem problemas ou se há possíveis má-formações congênitas. Não deixe de fazer nenhum exame nessa época, para evitar problemas futuros e garantir que o seu pequeno cresça forte e saudável.


11 semanas

O feto se mexe bastante. Como se estivesse brincando, dá cambalhotas, chuta, levanta os braços, vira a cabeça. E prepare-se: isso é só o começo. O bebê ainda vai se movimentar muito dentro de você...


12 semanas

A partir de agora seu nenê vai crescer ainda mais rápido, o que vai aumentar bem a sua fome. Procure um nutricionista para não engordar demais (o que pode ser prejudicial a você e ao bebê) nem deixar de consumir nutrientes essenciais para a saúde de vocês dois. Os dedinhos ganham unhas e seu baby continua brincando – ele abre a boquinha, chupa o dedo e até coça a cabeça! E atenção: alimente-se de forma balanceada e equilibrada, pois devido a uma queda natural da imunidade, você estará mais sujeita a viroses e infecções.


13 semanas

Os olhos e o nariz aparecem. Nesse momento o tamanho da cabeça fica desproporcional em relação ao corpo. Mas fique tranqüila, isso é normal porque a velocidade de crescimento dessas regiões são completamente diferentes. Repare que seu humor começa a melhorar e as náuseas acabaram.


14 semanas

Seu bebezinho mede mais ou menos 10 cm e pesa cerca de 60 gramas. É possível ver claramente seus olhos e orelhas no exame de ultra-som. Todos os órgãos, nervos e músculos estão se formando e começam a reagir – o nenê levanta os bracinhos e dá chutes. Mas você ainda não vai sentir esses movimentos, é preciso esperar que o pequeno cresça mais um pouquinho. Por meio do líquido amniótico, ele começa a perceber a diferença de sabores do que você come, fazendo careta para os azedos.


15 semanas

Agora sua barriga já aparece bem. E outra excelente notícia: se o bebê estiver com as perninhas abertas você conseguirá descobrir o sexo dele no exame de ultra-som! Então poderá pensar na decoração do quarto e nas lembrancinhas de maternidade.


16 semanas

Com cerca de 12 cm e mais ou menos 80 g agora, sim, você começa a sentir alguns leves movimentos, que vão se intensificando dia-a-dia.


17 semanas

O feto pesa cerca de 100 g e começa a ganhar camadas de gordura, o que o ajudará, futuramente, a controlar a temperatura do corpo. O cérebro começa a decifrar os sentidos como tato e audição. Já se consegue saber o sexo através do exame de ultra-som.


18 semanas

Parecendo um bebê de verdade. É assim que muitas mães descrevem o feto nessa fase. E caso ele seja uma menina, os ovários já estão formados. Mas se for um menino, os testículos começam a descer para o saco escrotal.


19 semanas

Seu bebê mede entre 13 cm e 15 cm e pesa aproximadamente 300 g. A partir dessa semana, o peso do bebê aumentará em torno de 15 vezes, até o nascimento. Os cabelos começam a nascer. Além do mais, os seus neurônios estão ficando mais fortes, junto com o cérebro.


20 semanas

O feto ganha a aparência de bebê: tem sobrancelhas finas, couro cabeludo e membros e audição mais desenvolvidos. O comprimento total aproxima-se de 20 cm e o peso gira em torno de 500 g. Cada vez mais ativo, ele mexe a cabeça, os braços, as pernas e faz alguns movimentos respiratórios.


21 semanas

Movimentos fetais se intensificam bastante, porque o bebê está mais ativo. Nesta semana, ele pode beber líquido amniótico, aproveitando a água e enviando o que não é necessário ao intestino grosso. Enquanto isso, o seu corpo ganha novas proporções, bem como o seu útero. Tornozelos e pés incham, principalmente no final do dia. Sua pele está mais sujeita a ganhar manchas marrons.


22 semanas

Com cerca de 19 cm e pesando cerca de 500 g, seu bebê já tem cílios e unhas completamente formados. Os lábios, as pálpebras e as sobrancelhas estão mais visíveis. O útero estará quase 2 cm acima do seu umbigo. Nesta fase, o médico deverá realizar a primeira ultrasonografia morfológica para ver toda a anatomia do bebê.
Tem ainda mais
Fonte Revista meu nenê