terça-feira, 28 de abril de 2009

22 semanas
Com cerca de 19 cm e pesando cerca de 500 g, seu bebê já tem cílios e unhas completamente formados. Os lábios, as pálpebras e as sobrancelhas estão mais visíveis. O útero estará quase 2 cm acima do seu umbigo. Nesta fase, o médico deverá realizar a primeira ultrasonografia morfológica para ver toda a anatomia do bebê.
Com 21 semanas, o hormônio estrógeno aumenta consideravelmente no seu corpo, por isso a sua pele ficará suscetível ao aparecimento de manchas escuras. Já, o bebê, ou melhor, a ponta dos seus dedos, ficam com sulcos que logo, logo, darão origem às impressões digitais
23 semanas
Mesmo magro e com a pele enrugada, o bebê já terá a mesma aparência de quando nascer. Por enquanto, as mudanças no abdome da mamãe progridem lentamente, mas sua barriga arredondada já é visível.
24 semanas
O bebê terá cerca de 21 cm e 540 g. A audição está bastante desenvolvida e ele já reconhece a voz da mamãe, ouve as batidas de seu coração e, no útero, dá chutes e socos fortes. É comum que a futura mamãe se sinta mais cansada nesse período, por isso é recomendado que, se estiver trabalhando, programe intervalos de descanso ao longo do dia.
25 semanas
Agora, as unhas, pálpebras e sobrancelhas estão bem formadas. O bebê consegue perceber luz no ambiente em que sua mamãe está. Ele pode abrir e fechar as mãos. Daqui pra frente, a mamãe precisará usar um hidratante, porque podem surgir estrias. Nesta fase o bebê também começa a ganhar mais peso, por isso é importante que a gestante faça uma dieta rica em proteína e baixa de glicose e lipídios (gordura).
26 semanas
Como o útero da mamãe está quase 7 cm acima do umbigo, é normal que ela sinta falta de ar, por causa da compressão dos pulmões. O excesso de peso causa dores nas costas e nas pernas. Aqui deverá ser realizado um ecocardiograma fetal, onde é possível detectar alguma anomalia fetal. Os ouvidos do bebê estão mais formadinhos e sua audição, mais aguçada.
27 semanas
É o início do terceiro trimestre. O feto pressionará os pulmões e a falta de ar se intensifica para a mamãe. A medida do bebê, no período, deve ser de 24 cm e ele deve pesar 1 kg. Embora não tenha contato com ar, ele treina sua respiração para quando nascer.
28 semanas
Por volta desta semana também poderá ser possível sentir os soluços do bebê. Agora que ele está cada vez mais perto da caixa toráxica, a mamãe poderá sentir que sua respiração está um pouco mais curta.
29 semanas
O corpo do bebê continua acumulando gordura e a pele enrugada desaparecerá. As unhas estão formadas, ele usa as mãos e brinca com o cordão umbilical. O cérebro dele está bem ativo, supervisionando o amadurecimento dos órgãos, a evolução dos seus sentidos e o ritmo da sua respiração. O crescimento do seu útero nas últimas quatro semanas foi de aproximadamente 4 cm.
30 semanas
A mamãe se sente incomodada ao dormir e para amenizar, deverá se deitar de lado, preferencialmente se apoiando no lado esquerdo, uma vez que essa posição exige menos esforço e facilita a circulação placentária. Converse e estimule o bebê, pois ele já responde! Quem sabe alguns chutes? Música e leitura só reforçam o elo mágico que existe entre vocês.

31 semanas
A medida do bebê nessa semana é de 28 cm e ele pesa 1,6 kg. A cabecinha está crescendo e sua visão está quase perfeita. Conforme vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.
O tempo voa! Parece que foi ontem que você leu o “positivo” do seu resultado, certo? Aproveite que ainda falta um tempinho para o nenê vir ao mundo e organize o que falta: a mala da maternidade, a lista com telefones dos amigos a serem avisados...

32 semanas
Com a pele rosada, o bebê está com 30 cm de comprimento e pesa cerca de 2 kg. As pálpebras podem abrir e fechar. Os órgão sexuais estão se desenvolvendo.
33 semanas
Os ossos do crânio não estão conectados porque isso facilitará a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto. Quando está acordado, ele mantém os olhos abertos, fechando-os na hora do sono.
34 semanas
A pressão da cabeça do bebê sobre a bexiga faz com que a mamãe precise ir ao banheiro mais vezes. Os seios podem estar extremamente sensíveis porque estão se preparando para a produção de leite. É feita coleta através do canal vaginal para avaliar risco de infecção pós-parto do bebê. Seu pequeno já está apto para viver fora do útero, sabia?
35 semanas
O comprimento do bebê está em torno de 34 cm, com peso de 2.750 g. O fígado consegue processar as impurezas.
36 semanasO bebê continua ganhando peso, seu rostinho está até bochechudo e os joelhos formam covinhas. É nessa semana que ele vira para baixo preparando-se para o nascimento e há um aumento do líquido amniótico.
37 semanas
Completamente pronto e com cerca de 3,3 kg e entre 49 e 51 cm, o bebê está esperando apenas o momento para vir ao mundo. Os nascidos a partir de agora já não são mais considerados prematuros.

sábado, 25 de abril de 2009

Passo a Passo do seu bebê na sua barriguinha!


Saber como o feto se desenvolve na barriga ajuda a tornar sua gestação ainda mais especial e a fortalecer os laços de amor entre você e seu bebê
Kátia Neves
Tão emocionante quanto saber que você está grávida, é acompanhar o crescimento do nenê. As mudanças acontecem muito rápido, devido a capacidade de multiplicação das células. Nas quatro primeiras semanas acontece a fecundação, que é o encontro do espermatozóide com o óvulo. Também é nesse período que o embrião se fixa no útero e começa a se formar. Sua dimensão é de aproximadamente 1 milímetro, por isso você ainda não se deu conta de que está grávida. A quinta semana costuma ser a fase em que a mulher percebe que a menstruação está atrasada e passa a sentir náuseas pela manhã. Não se assuste, isso é um sinal de que seus hormônios estão agindo para manter a gravidez. Parabéns, você vai ser mamãe! A seguir a ginecologista e obstetra Roberta Simões Ferreira (RJ) conta, passo a passo, as mágicas transformações que vão ocorrer dentro de você. Acompanhe cada etapa de pertinho...


5 semanas

Um grupo de células do tamanho da cabeça de um alfinete transforma-se em um embrião, que tem a forma de um ‘C’ ou de um grãozinho de feijão. Embora com menos de 1,2 centímetro de tamanho, já possui sistema circulatório e o cérebro, os olhos, o coração, o fígado, a coluna e as primeiras células do sistema nervoso começam a se formar. Uma dica para você ficar menos enjoada e evitar a hipoglicemia é comer várias vezes ao dia e de forma fracionada, em pequenos lanchinhos (frutas, barra de cereal).


6 semanas

É possível ouvir as batidas do coração do embrião e ver pequenos brotinhos nos membros superiores e inferiores que, logo mais, se transformarão em braços e pernas. Surgem também os traços do rosto. Enquanto isso, você pode sentir alterações de humor, aumento do sono e inchaço, principalmente nas pernas. Aposte na meia-calça elástica


7 semanas

Nas pontas dos braços surgem estruturas que vão dar origem aos dedos. As pálpebras estão tomando forma, assim como o pulmão. O coração bate cerca de 150 vezes por minuto. No rosto aparecem cavidades, que mais tarde abrigarão os olhos e o nariz. O feto realiza suaves flexões de braços e pernas. E fique atenta: a pigmentação da sua pele aumenta, aumentando o risco de manchas. Converse com seu dermatologista para que ele recomende um bom filtro solar, ok?


8 semanas

É possível identificar claramente os dedinhos das mãos e dos pés, apesar de eles estarem recobertos por uma espécie de membrana. Na boca, inicia-se o desenvolvimento dos brotos dentários.


9 semanas

Os órgãos genitais já estão definidos. Mas, calma, nada de se antecipar, pois ainda não dá para ter certeza do sexo da criança. Tente relaxar e dormir 8 horas por noite para não se estressar. Nessa fase, o tamanho da barriga ainda não a impede de se movimentar tranqüilamente na cama, aproveite! Esse sono servirá de reserva para depois.


10 semanas

Todos os órgãos e membros estão se formando. Nessa fase os médicos costumam fazer um ultra-som para se certificar de que o bebê se desenvolveu sem problemas ou se há possíveis má-formações congênitas. Não deixe de fazer nenhum exame nessa época, para evitar problemas futuros e garantir que o seu pequeno cresça forte e saudável.


11 semanas

O feto se mexe bastante. Como se estivesse brincando, dá cambalhotas, chuta, levanta os braços, vira a cabeça. E prepare-se: isso é só o começo. O bebê ainda vai se movimentar muito dentro de você...


12 semanas

A partir de agora seu nenê vai crescer ainda mais rápido, o que vai aumentar bem a sua fome. Procure um nutricionista para não engordar demais (o que pode ser prejudicial a você e ao bebê) nem deixar de consumir nutrientes essenciais para a saúde de vocês dois. Os dedinhos ganham unhas e seu baby continua brincando – ele abre a boquinha, chupa o dedo e até coça a cabeça! E atenção: alimente-se de forma balanceada e equilibrada, pois devido a uma queda natural da imunidade, você estará mais sujeita a viroses e infecções.


13 semanas

Os olhos e o nariz aparecem. Nesse momento o tamanho da cabeça fica desproporcional em relação ao corpo. Mas fique tranqüila, isso é normal porque a velocidade de crescimento dessas regiões são completamente diferentes. Repare que seu humor começa a melhorar e as náuseas acabaram.


14 semanas

Seu bebezinho mede mais ou menos 10 cm e pesa cerca de 60 gramas. É possível ver claramente seus olhos e orelhas no exame de ultra-som. Todos os órgãos, nervos e músculos estão se formando e começam a reagir – o nenê levanta os bracinhos e dá chutes. Mas você ainda não vai sentir esses movimentos, é preciso esperar que o pequeno cresça mais um pouquinho. Por meio do líquido amniótico, ele começa a perceber a diferença de sabores do que você come, fazendo careta para os azedos.


15 semanas

Agora sua barriga já aparece bem. E outra excelente notícia: se o bebê estiver com as perninhas abertas você conseguirá descobrir o sexo dele no exame de ultra-som! Então poderá pensar na decoração do quarto e nas lembrancinhas de maternidade.


16 semanas

Com cerca de 12 cm e mais ou menos 80 g agora, sim, você começa a sentir alguns leves movimentos, que vão se intensificando dia-a-dia.


17 semanas

O feto pesa cerca de 100 g e começa a ganhar camadas de gordura, o que o ajudará, futuramente, a controlar a temperatura do corpo. O cérebro começa a decifrar os sentidos como tato e audição. Já se consegue saber o sexo através do exame de ultra-som.


18 semanas

Parecendo um bebê de verdade. É assim que muitas mães descrevem o feto nessa fase. E caso ele seja uma menina, os ovários já estão formados. Mas se for um menino, os testículos começam a descer para o saco escrotal.


19 semanas

Seu bebê mede entre 13 cm e 15 cm e pesa aproximadamente 300 g. A partir dessa semana, o peso do bebê aumentará em torno de 15 vezes, até o nascimento. Os cabelos começam a nascer. Além do mais, os seus neurônios estão ficando mais fortes, junto com o cérebro.


20 semanas

O feto ganha a aparência de bebê: tem sobrancelhas finas, couro cabeludo e membros e audição mais desenvolvidos. O comprimento total aproxima-se de 20 cm e o peso gira em torno de 500 g. Cada vez mais ativo, ele mexe a cabeça, os braços, as pernas e faz alguns movimentos respiratórios.


21 semanas

Movimentos fetais se intensificam bastante, porque o bebê está mais ativo. Nesta semana, ele pode beber líquido amniótico, aproveitando a água e enviando o que não é necessário ao intestino grosso. Enquanto isso, o seu corpo ganha novas proporções, bem como o seu útero. Tornozelos e pés incham, principalmente no final do dia. Sua pele está mais sujeita a ganhar manchas marrons.


22 semanas

Com cerca de 19 cm e pesando cerca de 500 g, seu bebê já tem cílios e unhas completamente formados. Os lábios, as pálpebras e as sobrancelhas estão mais visíveis. O útero estará quase 2 cm acima do seu umbigo. Nesta fase, o médico deverá realizar a primeira ultrasonografia morfológica para ver toda a anatomia do bebê.
Tem ainda mais
Fonte Revista meu nenê

Dentição


Você está grávida e é só sorrisos, então não descuide dele e preste muita atenção aos cuidados com os dentes e as gengivas. "Durante a gestação ocorrem várias alterações no organismo da mulher que, associadas a algumas mudanças nos hábitos de vida, podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas dentários", ensina Ana Karla Ribeiro, cirurgiã-dentista de São Paulo. "Mas a boa escovação e uma dieta adequada são manobras que impedem qualquer estrago", afirma Ana Karla. Um tratamento bem indicado evita inúmeros problemas para a futura mãe e para o seu filho. Saiba o que há de verdade e mentira sobre a saúde bucal da grávida.

*Grávida nunca pode fazer raio X dentário.Mentira.
*O bebê rouba o cálcio da mãe e isso enfraquece os dentes.Verdade. É por isso que a ingestão de cálcio deve aumentar na gravidez. Em geral, a alimentação enriquecida com cálcio (leite e seus derivados) dá conta dessa necessidade.
*Grávida pode tomar anestesia.Verdade. Os anestésicos locais podem ser usados desde que não tenham substâncias vasoconstritoras.
*No caso da grávida que tem pressão alta, ela precisa avisar ao dentista, pois essa é uma contra-indicação. Gestantes não devem extrair dentes.Mentira. A não ser que se trate de uma cirurgia mais demorada, como a extração de um dente incluso que não apresenta problema, o ideal é deixar para depois do nascimento, pois evitará o estresse e o desconforto para a grávida.
*Grávidas têm mais cáries.Em termos. Está provado, devido as oscilações hormonais, que o pH da boca se torna mais ácido. Além disso, a grávida come mais vezes por dia e, muitas delas, exageram nos doces. *A escovação na gravidez tende a diminuir.Verdade. Muitas mulheres enjoam somente ao tocar a pasta de dente na língua e, portanto, acabam deixando de lado a higiene bucal.
*Antibióticos durante a gravidez podem fazer mal aos dentes do bebê.Mentira. No entanto, os indicados atualmente não provocam esse dano à criança.
*Os vômitos no início da gravidez aumentam a incidência de cárie.Verdade. Comuns no primeiro trimestre, os vômitos deixam o meio bucal mais ácido, perigoso para o esmalte dos dentes. Por isso, depois da indisposição, é necessário fazer bochechos com água para eliminar restos do fluido.
*Restauração é um procedimento que deve ser adiado.Mentira. A dor que a grávida sentirá caso tenha um dente com problemas é que faz mal ao bebê, pois o estresse libera no corpo substâncias que atingem o feto. Já a restauração não utiliza nenhum material ou produto que possa prejudicar o pequeno.
*Se a mãe tem cáries, o bebê também terá.Mentira.

A boca do fetoPor volta do 24º dia de vida do embrião surge o primeiro projeto do que virá a ser, futuramente, a boca do bebê. Esse "projeto" recebe dos especialistas o nome de estomódio. A partir da sexta semana de vida do embrião, começam a ser formados os brotos dos dentes decíduos (conhecidos como dentes de leite) e os brotos dos permanentes. Ao mesmo tempo, estão sendo desenvolvidos os chamados roletes gengivais. Agora, quando ele lhe der aquele sorrisinho banguela pela primeira vez você já sabe que ele teve a maior trabalheira para esculpir essa obra de arte.

Fonte:Revista Meu Nenê

Vulvovaginite

O que é: trata-se de uma manifestação inflamatória ou infecciosa do trato genital feminino inferior, região que envolve a vulva, a vagina e o colo uterino. A mais comum delas é a candidíase, causada pelo fungo Candida albicans. Por que surge na gravidez: “Devido à queda na imunidade da gestante, a cândida, que habitualmente vive no intestino e faz parte da flora vaginal normal, prolifera e passa para a vagina provocando a infecção”, explica a ginecologista Rosa Maria Neme.
Sintomas: corrimento, ardor ao urinar, coceira. Tratamento: são prescritos cremes vaginais antifúngicos por até sete dias para aliviar o incômodo. Não há riscos para a mãe ou o bebê.
Prevenção: higiene adequada e adoção de medidas que melhorem a imunidade, como atividade física e alimentação balanceada.

Fonte Revista Meu nenê

Cistite

O que é: infecção das vias urinárias. Por que surge na gravidez: a progesterona (hormônio predominante na gravidez) provoca uma dilatação das vias urinárias que impede a bexiga de se esvaziar completamente, favorecendo a infecção.
Sintomas: desejo freqüente de urinar, sensação de ardor ao urinar, dor no baixo ventre, sangramento.
Tratamento: o antibiótico é prescrito após exame de urina para identificar o agente responsável pela infecção que, se não for tratada rapidamente pode atingir os rins (pielonefrite), provocar rotura da bolsa ou parto prematuro. Prevenção: ingestão de líquidos e não prender a urina.
Fonte Revista Meu nenê

Durante os nove meses...

Bigodinho
Isso acontece devido ao acúmulo de progesterona, que dá efeitos secundários: excesso de oleosidade, manchas nas dobras, escurecimento das aréolas, entre outros HemorróidasComo o volume de sangue aumenta, a área do útero fi ca extremamente congesta, o que irriga os vasos, inclusive os da região do ânus

A capacidade de concentração e o rendimento intelectual diminuem consideravelmente e há uma explicação física para isso: a velocidade da circulação do sangue fi ca reduzida também na área cerebral, por isso você pode fi car mais distraída.

Verrugas
A maioria delas têm origem virótica e como o sistema imunológico da gestante fica frágil, elas podem aparecer bocamicrovasinhos se romperam, na gengiva e isso é normal.Com água na bocaO olfato e o paladar da grávida se intensifi cam devido à maior vascularização das papilas gustativas. E também há o aumento de salivação (sialorréia) durante toda a gestação por causa das alterações sofridas pelo aparelho digestivo, mas isso é mais intenso no primeiro trimestre.

Visão embaçada
Devido à maior quantidade de água circulante, muitos órgãos sofrem alterações. E isso inclui os olhos.
A temperatura do seu corpo vai fi car mais alta do que o habitual no último trimestre e você vai sentir com freqüência que ela aumenta. Isso acontece porque a quantidade de progesterona.


Um docinho para o bebê
Basta comer um pedacinho de doce, especialmente de chocolate, para o nenê começar a mexer! A obstetra Denise Coimbra esclarece que qualquer alimento ingerido vai fazer o pequeno se movimentar, uma vez que ele estará recebendo energia (glicose) que provoca estímulos. No caso dos doces, a resposta é instantânea.

Mais sangue vai circular pelo corpo da futura mãe. No fi nal dos nove meses, o volume vai dobrar e, por conta disso, seus rins também vão trabalhar 25% mais. "O sangue estará mais diluído e, assim, haverá menos oxigênio circulante, o que vai deixar a mulher mais cansada e sem fôlego".

Fonte Revista Meu Nenê.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Atividade Física



As atividades físicas durante a gravidez tem muitos beneficios para a gestante, como a redução de peso, de ter parto prematuro, risco de diabetes além de diminuir a ansiedade.


Caminhar, yoga,dança, nadar, hidroginástica, são atividades de baixo risco, lembrando, sempre com orientação médica!.


Acne


Muito comum na puberdade devido as alterações hormonais podem surgir na gravidez se originam no folíco Piloso,localizada nas glândulas sebáceas.


Alguns tratamentos podem amenizar o problema,medidas de higiene com a pele também.

Dicas de Cuidados:


* Manter a pele sempre limpa.


*Usar produtos suaves não abrasivos.


*Higienizar três vezes ao dia.


*Nunca esprême-la (as chances de ficar com a pele, manchada aumentam na gravidez).


*Use loções em géis sem óleo na composição.

Cuidado: Procure seu ginecologista para receitar a melhor fórmula pois componentes podem ser prejudiciais ao feto.





quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sucos Citrícos


Após a refeição, um copo de suco de laranja, limão ou qualquer fruta citríca ajuda o organismo a absorver melhor o ferro contido no alimento.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Marido do lado de fora, durante a gravidez!


Entre um turbilhão de sentimentos e desejos muitas mulheres enjoo do marido, e isso é perfeitamente comum durante a gestação.

Tudo acontece porque a mulher ao invés de transferir para o bebê os medos, a insegurança, e as fantasias acaba passando isso para o marido. Essa aversão gera crises e pode ate causar separação afirma a psicóloga Eliana Santos, isto se a crise estava no casamento antes gravidez. Grupos de apoio podem ajudar, e paciência tanto do marido de entender que é só uma fase e da esposa de compreender melhor a nova situação. Mães, os maridos também sofrem se sente do lado de fora da família, sem saber o que estão fazendo de errado, muitos sofrem em silêncio, outros se tornam ate agressivos como forma de se defender, o melhor a fazer é sentar e conversar explicar o que você esta sentindo e pedir muita paciência dele e frisar que é apenas uma fase.



terça-feira, 7 de abril de 2009

Cabelos


Durante a gestação o aumento na produção dos hormônios fazem com que os cabelos mudem, deixando-os mais volumosos e brilhantes; são poucas as que se queixam deles oleosos e escuro em excesso.

Já no pós parto, o cabelo tende a cair pois os hormônios voltao ao nível normal.

Geralmente os fios caiem ate 1 ano e meio depois, seria bom a mãe continuar tomando a suplementação alimentar também no pós parto.

Café


"Beba moderadamente durante a gestação".

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Papo de Comadre


Chegando ao oitavo mês as dúvidas e medos sobre o parto assombram as mães. Para mais segurança recomendo esta leitura extraída da revista meu bebê, na qual me foi muito útil nesta fase me dando segurança para o parto.

*1 A pior dor é a do parto? Mito. As dor é causada pela contrações, um movimento firme e involutário da musculatura uterina que pode ser aliviada pela analgesia, alguns médicos ministram no momento que a paciente se queixa de dor.

*2 O primeiro parto dói mais? Mito. A única diferença entre o primeiro parto e o segundo é o tempo que o bebê demora para descer.

*3 Fórceps machuca o bebê? Mito. Esse instrumento também conhecido como fórceps de alívio abranda o sofrimento da mãe facilitando a saída do bebê. Hoje em dia o fórceps tem o formato de um capacete protegendo o bebê.

*4 O soro aumento a dor? Verdade.

*5 Evitar a banheira e piscina antes do parto? Mito. A piscina é muito recomendada para pacientes com diminuição de líquido aminíotico.

*6 Parto normal piora as hemorroídas? Verdade. Pela força que se faz durante o parto.

*7Se o bebê não se mexe nos últimos dias é porque o cordão esta no pescoço? Depende. Se o seu bebê não se mexeu pelo menos três vezes no dia é melhor procurar seu médico.

*8 Sexo nas últimas semanas pode? Concerteza.

*9Parto normal pode levar a queda de bexiga? Depende. Se for bem conduzido não, mas se a mulher ficar mais de 2 horas fazendo força pode sim acontecer.

*10 Anestesia mal aplicada pode causr paralisia? Mito. Essa possibilidade é praticamente impossível de acontecer.Pois o anestesista teria que errar muito e injetar líquido estranho na medúla.

*11Anestesia da tontura? verdade.

*12O bebê nasce quando muda a lua? Depende. Embora não exista explicações ciêntificas tem um quê de verdade nesta afirmação. Mesmo assim nascem bebês todos os dias.

Sugestões de café da manhã



*2 fatias de pão integral, com 1 colher. de requeijão e uma fatia de peito de peru, 1 copo de leite desnatado, 1 fruta1 xíc. de café.


* 5 bolachas integrais, 1 a 2 fatias de queijo branco ou ricota, 1 copo de suco de laranja com mamão.



*2 e3 colheres de cereal matinal tipo aveia, 1 pote de iogurte light ou desnatado, 1 fruta.



sábado, 4 de abril de 2009

Café da manhã


Fonte de energia para todo o dia o café da manhã em indispensável.

Ao pular esta refeição estamos deixando de lado nosso combústivel.

Se ficarmos muito tempo em jejum a quantidade de açúcar no sangue baixa levando a quedas de pressão, tonturas, desmaios e altera o humor. Nas grávidas intensificam os enjoos.

Para quem pratica esportes é ainda mais importante, sem falar no aumento de peso.


Um café balanceado: A regra é consumir uma fonte de *carboidrato integral que auxilia na prisão de ventre saciando a fome, previne a diabete gestacional, e fornece complexo B e E.

Uma fonte de *proteína, dê preferência aos lácteos desnatados ou light, como o requeijão, peito de peru, leite. Uma fonte de *minerais e vitaminas, frutas e sucos(sem coar).


A solução do Queijo


Estudos demonstram que o queijo(todos os tipos) ajuda no emagrecimento devido á uma substância chamada CLA (em português ácido linoléico conjugado), ainda atua na prevenção do câncer de mama, no de próstata, colo- retal, e de estômago além de nos fornecer o cálcio e proteína fortalecendo o sistema imunológico.

Lácteos

Evite alimentos lácteos durante as principais refeições, pois estes contem cálcio que inibe a absorção do ferro não heme.

Anemia


A anemia Ferropriva, causada pela ausência de ferro no organismo é mais comum nas grávidas do que se imagina.

Isso deve se pelo fato de que o feto precisa de uma quantidade bruta de ferro e retira da mãe.

Por isso médicos ja indicam a suplementação alimentar.

Na mãe a anemia causa cansaço e no feto baixo peso e pouco desenvolvimento.


Solução: Consumir ferro de origem animal, como as carnes(vermelha ou branca).

Ja o ferro não-heme que é o de origem vegetal e não é tão facil de ser absolvido pelo organismo,encontramos por exemplo no feijão e em verduras de cores verdes escuras.


Outras opções ricos em ferro: fígado, gema do ovo, lentilha, batata, alcochofra.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pressão Alta

As mudanças metebólicas das gestantes fazem com queo organismo passe a reter mais líquido.Assim esse volume no sangue tambem aumenta comprimindo as artérias, então surgi a pressão alta por volta 20 semana de gestação.
Voltando ao normal até seis semanas após parto.

Solução: Diminua drásticamente o sal, e controle seu peso.

Atenção: ideal é consumir 2 gramas por dia, não esquecendo que este vilão se encontra tambem na linguiça,salsicha, mortadela, salame, presunto, bacon, molhos de tomates, e caldos prontos, por isso consuma com moderação!

Diabete Gestacional

Mulheres sem nenhum histórico de diabete, derrepente em plena gravidez apresentam índices altos de açúcar no sangue.
O risco ocorre a partir do 20 semana de gestação.

Causas: Desconhecidas; uma das teorias responsabiliza a placenta,por produzirem substâncias que bloqueiam a ação da insulina. Por sua vez essa se não trabalha direito faz com que o
açúcar permaneça no sangue.



Sintomas: Nem sempre os sintomas clássicos de diabetes aparecem na gravidez, daí a importância de fazer o pré-natal certo.
O médico desconfia da diabetes gestacional pela presença de fetos grandes ou por um grande aumento de líquido aminiótico.


Solução: Evitar ganhar muito peso

*Adoçantes somente do tipo asparmante ou frutose.

*Evitar alimentos gordurosos.
*Carboidratos estão liberados, desde que comidos com moderação, mas de preferência aos integrais.

*O consumo de bebidas alcoólicas esta fora de cojitação!.